domingo, 31 de julho de 2011

Sobre resoluções e balanço mensal 7

Julho foi um mês de muito trabalho em muitos frutos.

A resolução continua a passos lentos demais mas decidi não me sacrificar muito pois os resultados estão aparecendo nas roupas e na disposição.

A surpresa do mês foi minha decisão de cortar o cabelo. Ficou bem curto se consideramos o tamanho que estava (passando da cintura).


Julho teve aniversário da vovó. 89 anos bem vividos. A recuperação da fratura foi impressionante e ela transborda de alegria o tempo todo.


E no último dia, teve o aniversário do homem maravilhoso que traz alegria e vida a todos os meus dias.


E julho chegou e foi maravilhosamente bem vivido.

Sétimo mês.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A arte de assistir a um filme

Existem muitas maneiras de se assistir a um filme no cinema.

A pessoa pode entrar em uma sessão vazia, durante a semana no meio da tarde,daquela que nem mas moscas querem entrar, pode pegar aquela sessão lotadaça do final da noite de sábado quando todo mundo que não tem nada para fazer resolve ir ao cinema, pode ir a uma cabine exclusiva para jornalistas onde o simples ato de respirar fundo provoca shshshsshs indignados por toda a sala, ou pode fazer como eu e ir a uma sessão fechada para fãs enlouquecidos que gritam o tempo todo da exibição.

A primeira vez que fui a uma sessão de fãs fiquei assustada. Logo ao chegar me vi rodeada de gente vestida com roupas estranhas, alguns tinham orehas pontudas e carregavam arcos nas costas e os mais ousados, estavam descalços e tinham pés peludos.

Eu nunca me esquecerei daquela tarde no cinema quando assisti junto com o fã clube de O Senhor Dos Anéis aos filme As Duas Torres.

A empolgação era tamanha que logo eu estava gritando e apaludindo junto com eles as cenas mais emocionantes. ASsim como a maioria, nem me importei com a licença poética de Peter Jackson em colocar elfos em Helms Deep, pelo contrário, eu ja estava tão envolvida pelo clima da sala de cinema que gritei e bati palmas quando Haldir chegou liderando o excército de Elrond. Tolkien teria que me desculpar por apoiar tal salada mista em sua obra porque aquela cena ficou marcada para sempre em meu coração como o instante em que decidi que nunca mais entraria em uma cabine para jornalistas.

Infelizmente fui obrigada a ir a algumas cabines depois deste dia mas fui contrariada.

Não há compração em sentar-se ao lado de um fã apaixonado e de um jornalista que muitas vezes não tem nem idéia do que está assistindo.

É evidente que tenho um enorme respeito pelos colegas críticos que se esforçam imensamente para passar a seu público uma opinião imparcial e fria das produções.

Logo de cara, eu percebi que esta imparcialidade não era minha especialidade e nunca seria.

Quando comecei a escrever na revista, já era apaixonada por Arquivo X e foram raras as vezes que consegui analisar um episódio com imparcialidade mas, afinal, eu não era paga para encontrar defeitos e sim para falar justamente sobre a paixão que a série despertava nos fãs.

De Arquivo X para cá, foram muitos seriados, livros, games e filmes que me conquistaram e Harry Potter foi um dos mais marcantes.

O bruxinho me conquistou quando seus livros já começavam a ser mencionados como best sellers mas ainda não eram o fenômeno absurdo que se tornou mais tarde.

Comprei os dois primeiros, já em português para minhas filhas e, como sempre fazia, li primeiro, antes de entregar a elas.

Foi paixão a primeira vista, o mesmo acontecendo com as meninas quando colocaram os olhos em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Quando o primeiro filme chegou ao cinema, fui a mãe voluntária para levar as amiguinhas da escola ao cinema e admito que me diverti muito mais do que elas.

E daí por diante, foram sessões e mais sessões de cinema em turmas cada vez mais empolgadas e animadas.

Minha alegria em assistir sessões de cinema com outros fãs só aumentou com o passar do tempo e foi com muita empolgação que me preparei para assistir ao último filme de Harry Potter no cinema.

E estava, como sempre, tudo de volta. A alegria, a empolgação e a emoção de estar juntos aos amigos nesta derradeira aventura de Harry Pottrer, que cresceu ao meu lado, junto com minhas filhas e que, naquela noite, iria me dizer adeus.

Entrei no cinema, sabendo que seriam risos e lágrimas mas nada me preparou para os soluços à minha volta. Meus olhos ardiam com as lágrimas que eu não tinha vergonha de derramar e eu aplaudi e gritei junto com todos os momentos mais emocionantes daquela saga que terminava.

E eu posso garantir que nunca, nunca mesmo, me arrependi de estar em uma sala lotada de fãs.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Enciclonérdia, o livro que todo nerd vai adorar ler

Foi uma grata surpresa.

Quando a Rosana Rios me avisou que eu receberia seu novo livro pelo correio, fiquei empolgada e ansiosa, afinal, conheço o trabalho da Shelob e suas histórias sempre foram excelentes.

Ao chegar meu pacote, abri empolgada e meus olhos se arregalaram de surpresa ao perceber que não tinha em mãos mais um dos livros de ficção da Rosana Rios e sim uma Enciclopédia, ou melhor uma EncicloNÉRDIA.

Um almanaque de cultura nerd que nenhum apaixonado por este universo pode deixar de ler.

Abri o livro no mesmo instante e devorei páginas e páginas dos verbetes nele contidos, rindo sozinha e até me emocionando ao ler sobre assuntos que eu jamais imaginei que Rosana e Luis Flávio pensariam em colocar em um livro.

Os verbetes do livro estão em ordem alfabética e cada um deles vem assinalado por um ícone que o identifica como sendo um brinquedo, um game, um cartoon, algo da área de ciência e tecnologia, fã clubes, nerds reais e ficcionais, seriados de TV e mais uma dezena de  definições que servem de auxílio ao leitor, caso ele não seja um nerd fanático (como eu).

Rosana e Luis não deixaram praticamente nenhum assunto sem ser abordado, desde Acelerador de Partículas até Zumbis, passando por Buracos Negros, Cosplays, Realidade Virtual e Mafalda.

Os ícones facilitam a leitura e o índice no final do livro ajuda bastante na pesquisa dos verbetes. As explicações de cada tópico são objetivas e fáceis de um leigo no assunto entender e, principalmente se interessar pelo que está lendo.

Para um nerd, o livro é uma verdadeira viagem pelo universo maravilhoso que só quem é fã e fanático conhece a fundo.

É também uma oportunidade para aqueles que ainda estão se introduzindo na cultura pop, conhecerem um pouco mais sobre assuntos novos e antigos, alguns dos quais originaram toda esta paixão.

Como leitora e nerd, adorei o livro do começo ao fim. Relembrei seriados, livros e eventos de muito tempo atrás e encontrei alguns poucos verbetes sobre os quais eu pouco sabia e que foram esclarecidos em poucas e excelentes palavras. O Nerdteste da página 233 revelou que sou uma nerd ajustada, sem problemas em assumir minha nerdice e confesso que foi muito divertido responder às perguntas.

Obviamente que a falta de espaço para discorrer sobre tantos assuntos não permitiu aos autores explanações muito detalhadas e alguns leitores sentirão falta de algum verbete que poderia estar no livro mas sempre existe a possibilidade de um Volume II, uma sugestão que eu adoraria que a Panda Books seguisse.

A Enciclonérdia é certamente um livro que todo nerd vai adorar ter em sua biblioteca.

ENCICLONÉRDIA - ALMANAQUE DE CULTURA NERD
AUTORES : ROSANA RIOS, LUIS FLÁVIO FERNANDES
PANDA BOOKS
248 PÁGINAS

domingo, 10 de julho de 2011

Sobre Game of Thrones e outras histórias

Estou no sexto episódio. Sei que alguns já chegaram ao final da primeira temporada e sei que nem todos gostaram do que viram.

Ainda não li o livro mas também recebi comentários pouco elogiosos sobre ele.

Normalmente, gosto de aventuras medievais. Capa e espada sempre foi um gênero que me atraiu.

Estou gostando da trama, apesar de detestar a postura arrogante que todos os nobres tem nesta história.

Ainda não consegui definir com clareza quem são os mocinhos e quem são os bandidos, a impressão que tive, até agora é que Ned Stark é o menos pior mas sua família não parece seguir o mesmo caminho. Arya Stark, por enquanto é a minha favorita. Dos meninos, torço para que Jon Snow me surpreenda.

Arya Stark

Boromir...ops...Ned Stark


No outro lado do mar, Daenerys Targaryen me conquistou com sua capacidade de adaptação a uma situação aparentemente sem saída. Mas o nojento do irmão dela está me dando nos nervos. Espero que ela ganhe destaque na série e algum personagem caridoso mate logo o babaca do irmão dela.

Daenerys Targeryan


De cara, odiei os Lannisters, todos eles. E aquele principezinho de m$%^ , o Joffrey, ganhou o topo da lista. Ele é o tipo de covarde mais odioso. Alguém poderia me fazer feliz e me contar que, pelo menos no livro, esse imbecil morre.

Jaime Lannister - Bonitinho mas (muito)ordinário


Ok, estou sedente de sangue, acho que é a tensão da série que não poupa matanças, traições e reviravoltas.

De qualquer modo, acho que a série merece uma segunda temporada, principalmente porque acredito que precisamos de uma aventura medieval no ar.

Nada como uma boa luta de espadas e intrigas políticas de mentirinha para ajudar a deixar a realidade um pouco de lado.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Não sei ...

Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.


Cora Coralina - 1889 - 1985

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sobre Nonsenses e Diários

Eu nunca pensei em escrever um blog para mostrar a ninguém minhas habilidades como escritora. Tenho amigos que fazem isso muito melhor do que eu.

Também nunca pensei em ter recordes de visitas por aqui, tanto que mal divulgo o que escrevo neste blog.

Gosto de escrever. Mas de escrever bem embora não necessariamente escrever algo útil ou prático. Os marcadores estão aí para isso. Não quer ler algo pessoal, pule os posts com este marcador. Por que assuntos pessoais dificilmente são interessantes.

Às vezes, preciso escrever para desabafar.

E o texto sai imenso, repleto de sentimentos conflitantes, de frases mal educadas e mal feitas.

E quando termino, releio linha por linha, palavra por palavra, respiro fundo, sinto a paz retornar à minha mente e apago o texto todo, sem dó nem piedade.

E fico novamente de bem comigo mesma e feliz, por não ter derramado tanta besteira em cima dos amigos e conhecidos que teriam a infelicidade de cair no blog naquele dia.

Gosto de pensar que quem lê o blog, se importa comigo, com o que penso, com o que sou, mesmo que não me conheça pessoalmente.

Tenho amigas lindas, maravilhosas e que fazem realmente diferença em minha vida simplesmente pelo fato de existirem nela.

Tenho amigos e amigas virtuais, alguns há mais de dez anos e que também fazem parte do meu dia -a - dia, que viveram comigo experiências e aventuras virtuais que nos aproximaram e continuam nos mantendo em contato.

Gosto de escrever aqui, para estes amigos, virtuais e reais, para que saibam que existe alguém de verdade por trás de um nickname, de uma assinatura em uma página de revista.

Sou humana, sou chata, erro e acerto como todo mundo.

Mas adoro a vida, adoro viver, sorrir, cantar (mesmo que mal) e sobretudo, adoro levar àqueles que estão ao meu redor um pouco da minha alegria.

Nem sempre os textos saem emocionantes como este , profundos como este ou divertidos como este mas saem todos do fundo do meu coração.

Mesmo quando meu coração não encontra inspiração para escrever.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sobre resoluções e balanço mensal 6

Junho termina com saldo positivo.

Foi o casamento da Reny onde chorei até não poder mais. Foi lindo, perfeito e muito, muito emocionante. Entrei como mãe do noivo e fui tratada como mãe da noiva. Meu vestido estava lindo e perfeito no meu corpo e suportei com elegância um salto 15, feito inédito para mim nos meus 40 e muitos anos de vida.

Teve o dia dos namorados cujas flores ainda estão lindas e frescas no centro da mesa e o cartão que ele escreveu guardado com carinho.

Teve viagem inesquecível e deliciosa para Maceió, com marido, filhas e um sol de dar gosto.

A balança venceu este mês, depois de casamento e feriado, um quilo voltou a ganhar seu lugar no meu corpo.

Em compensação, a esteira continua sendo útil e o pilates cada vez mais indispensável.

Junho veio e foi vivido plenamente.

Sexto mês.