sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A difícil arte de se olhar no espelho e gostar do que vê

- Você é linda minha filha!
- I know Mamãe.

Simples assim.

Minha sobrinha Ariel sabe que é bonita mas, o mais importante é que ela se acha linda porque ela gosta do que vê quando se olha no espelho. E porque ela sabe disso, a opinião contrária de alguém nunca vai fazer diferença, como nunca fez para mim.

Eu sempre me achei linda. sempre me achei poderosa e invencível.

Mesmo depois da vida me ensinar que não conseguimos vencer todas as batalhas que o dia-a-dia nos castiga tão cruelmente, eu continuo com a certeza de que sou invencível, poderosa e linda.

A opinião das pessoas a meu respeito nunca foi relevante para minha opinião sobre mim mesma.

Independente do que alguém pensa ou diz sobre mim, eu sei o que enxergo quando olho em um espelho.

E, definitivamente, eu adoro o que vejo refletido lá.

Eu acredito que auto estima é algo que devemos incutir em nossas crianças, independente do que a sociedade ou os costumes consideram aceitáveis.

Ensinei isso à minha irmã e, é com muito orgulho que eu a vejo passar isso para a filha dela.

Ensinei isso às minhas filhas e sei que elas ensinarão às filhas delas.

Não é fácil praticar o amor próprio, não é fácil nos aceitarmos do jeito que nascemos. O mundo lá fora sempre tem um esteriótipo da pessoa perfeita na forma de um modelo, um astro de cinema ou televisão e todos se iludem, achando que aquela pantomima criada para o entretenimento é uma realidade que deve ser seguida à risca. E começam as cobranças e olhares críticos e, muitas de nós, mesmo não concordando, acabam se envolvendo e acreditando que o modelo criado lá fora é perfeito e precisa ser copiado.

Eu nunca me enganei, desde pequena, sempre achei que eu seria mais feliz se simplesmente gostasse de mim do jeito que eu era.

E assim foi, e assim continua sendo.

Eu gosto de mim do jeito que sou. E sem essa história de beleza interior, eu me acho linda sim, adoro o rosto que olha para mim todos os dias no espelho e me sorri de volta quando estou feliz e chora comigo quando estou triste.

Porque, antes de apreciarmos as coisas lindas que existem ao nosso redor, precisamos saber apreciar esta pessoa linda que nos olha todos os dias pelo reflexo do espelho.










quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sobre pequenas coisas que fazem uma enorme diferença.

Fim de ano é normalmente para mim, o período mais estressante e irritante da minha vida.

E todo ano ele se repete, com pequenas variações mas sempre os mesmos problemas voltam a assombrar os últimos preparativos para as férias coletivas da empresa e a viagem de final de ano com a família.

Mas, em meio a tudo, existem algumas pequenas coisas que acontecem aqui e ali e que, como num passe de mágica,fazem com que o dia mais estressante, o problema mais irritante se tornem insignificantes.

Pequenas coisas que fazem uma enorme diferença em minha vida.

Coisas como escutar minha irmã contando "parabéns pra você" pelo Viber exatamente à meia noite do dia do meu aniversário; receber mensagens e telefonemas de feliz aniversário que transpiram amor e carinho em cada palavra; escutar minha irmã contando animada sobre os preparativos para a festa da minha sobrinha; jantar com pessoas queridas e matar as saudades; ganhar um enfeite para a árvore de natal que simboliza uma amizade eterna; dividir um prato de panquecas em pé no meio do Shopping Center Norte; fazer cookies para as amigas; escutar Vovó e Titia cantando "parabéns pra você" no telefone; receber um telefonema de alguém que só quer perguntar se estou bem; montar a árvore de natal ao som de músicas natalinas; almoçar com a família no domingo; receber um sorriso repleto de amor do homem mais incrível do mundo; fazer cupcakes altas horas da noite só pelo prazer de cozinhar; segurar um recém nascido no colo e ter certeza de que Deus realiza milagres; saber que minha existência neste mundo faz alguma diferença para as pessoas que me amam...

... E centenas de outras pequenas coisas que provavelmente são insignificantes para alguns e que para mim, realizam este milagre de fazer com que cada minuto de minha vida valha a pena, tornando os problemas insignificantes diante da grandeza das coisas boas que me acontecem a cada segundo.

Pequenas coisas que acontecem de repente e me surpreendem pela rapidez e facilidade com que varrem a tristeza, a insegurança, a irritação e o stress.

E você, que faz parte da minha vida, de um modo ou de outro é também responsável por algumas destas pequenas coisas que deixam o meu mundo mais alegre, mais colorido, mais cheio de vida e de alegria.

Dizer obrigada por tudo isso é muito pouco, eu sei, mas eu faço questão de agradecer todos os dias por estas pequenas coisas que realmente fazem uma enorme diferença para mim.