quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre meu irmão

Já teve post sobre irmãos.

E sobre o quanto eu amo aqueles dois moleques que arrancavam a cabeça das minhas bonecas para brincar de robô.

Irmão a gente não escolhe.

Mas Deus é sábio e escolheu um irmão maravilhoso para mim.

Um irmão que se tornou pediatra somente porque salvou a vida das minhas filhas.

E graças àquela tarde em que passamos horas ao lado delas, administrando o soro caseiro, com paciência e amor, muitas crianças tiveram a sorte de tê-lo como seu médico.

E eu vejo aquele dia como uma bênção de Deus, porque eu sei que ele estava sem rumo, sem saber o que escolher como carreira, sem motivação, sem um ideal.

E o fato de quase perder as sobrinhas e tê-las ajudado e ter recebido elogios de um renomado pediatra por suas atitudes, fez toda a diferença em sua vida.

Poucos sabem que este dia aconteceu.

As meninas eram apenas bebês e não se lembram.

Mas eu, agradeço todos os dias a Deus pelo anjo maravilhoso que Ele escolheu para ser meu irmão de sangue. O anjo que cuidou e cuida de nossa saúde com tanto carinho e amor.

Hoje é o aniversário dele.

E por mais um ano, todos nós somos presenteados com sua presença em nossas vidas.

Meu irmão querido, que sua vida continue sendo uma bênção para aqueles que o rodeiam e que seus sonhos mais lindos se tornem realidade.

Feliz Aniversário!

Amo você!




domingo, 6 de janeiro de 2013

Sobre Reis, presentes e desejos

Hoje é Dia de Reis.

Segundo a tradição cristã católica, os Reis Magos levaram presentes para Jesus.

Por este motivo, as crianças da América Latina, de Portugal, da Espanha, da Itália e possivelmente de outros países, ganham seus presentes no dia de hoje e não no dia do Natal como acontece aqui e na América do Norte.

E em alguns países como na Espanha e na Itália, é um feriado muito comemorado e muito esperado. Tem festas e desfiles e distribuição de doces.

Para nós brasileiros, é o dia de desmontar a árvore de Natal, guardar os enfeites e comer as famosas 3 sementes de romã que, segundo a tradição, se guardadas na carteira, atrairão dinheiro o ano todo.

Alguns mandam comer e fazer 1 desejo para cada semente, outros mandam escrever os nomes dos Reis Magos no papel que irá embrulhá-las, outros ainda ensinam a comer o bolo de reis e fazer os desejos enquanto comem.

Aqui em casa eu sigo o que aprendi com a minha avó, a falecida Dona Santa (que de santa nunca teve nada mas foi uma avó maravilhosa) que é comer as três sementes, embrulhá-las e guardá-las na carteira o ano todo.

Romã. Também conhecida como Granada ou Pomegranate


Mas hoje eu também fiz um bolo de reis.

Bem adaptado porque aqui , além de mim, ninguém come frutas cristalizadas.

Mas ainda sim, considero que fiz um bolo de reis.

Bolo de Reis da Sil


O cobri apenas com açúcar de confeiteiro para que todos pudessem prová-lo e fiz uma cobertura à parte com as frutas (que eu adoro!).

E cortei minha fatia e comi.

Tudo bem que as frutas deveriam estar no meio do bolo mas valeu assim mesmo.


Os 3 primeiros pedaços foram acompanhados de 3 desejos, cada um simbolizado pelos presentes que os Magos levaram para Jesus.

A mirra é uma planta medicinal que também era utilizada para embalsamar os mortos. No Evangelho de Mateus, ela simboliza o sofrimento pelo qual Jesus iria passar por nós. Para meu desejo ela simboliza a saúde porque suas propriedades medicinais são inúmeras.

Então, simbolizando a Mirra, eu pedi para este ano, saúde mim e para todos aqueles que amo.

Mirra


O ouro simbolizava a realeza, o poder e, no Evangelho nos revela que Jesus é o Rei dos Reis, merecedor do poder e da glória eternos. Para meu desejo, o ouro simboliza a prosperidade.

Então simbolizando o Ouro, eu pedi para 2013, muita prosperidade para todos que a necessitam. Que o pão nunca falte para nenhum de nós.

Ouro


O incenso é o símbolo da divindade de Jesus porque era usado nos ritos religiosos e os hebreus acreditavam que a fumaça levava mais alto suas orações e essas alcançavam Deus mais depressa. Para o meu desejo, o Incenso simboliza a fé.

E eu pedi, através da simbologia do Incenso, que todos possam ser fortalecidos na fé e que essa fé possa nos fazer a todos pessoas melhores.

Incenso




Eu sei que os pedidos para os Reis Magos devem ser pessoais mas eu nunca consegui fazê-los assim.

Eu não poderia desejar saúde, prosperidade e fé apenas para mim.

Então, meus desejos deste Dia de Reis, são para todos nós.

Que 2013 seja um ano abençoado!