segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sobre True Blood e Vampiros

"When other little girls wanted to be ballet dancers, I kind of wanted to be a vampire."
— Angelina Jolie

Eu amo vampiros. Sempre fui atraída por eles. Desde Drácula, até Moonlight, passando por Anne Rice, Buffy e tudo o que existir no meio. Livros, filmes, seriados, assisto e leio todos como se fosse a primeira vez que ouço falar em vampiros.
Eu amava Maldição Eterna mesmo com todos aqueles efeitos especiais tão toscos. As histórias eram apaixonantes, especialmente os flashbacks que mostravam Nick como um vampiro cruel e sem coração. As cenas deixavam ainda mais evidente a necessidade do detetive de se redimir de suas atitudes do passado. Joss Whedon usou deste artifício com Angel e Spike, criando uma aura ainda mais sexy e irresistível ao redor dos dois vampiros que almejavam o amor de Buffy.
Até conhecer Nick Knight e mais tarde Angel, eu sempre preferi os vampiros dos livros aos das telas mas, felizmente, a televisão conseguiu me atrair.
Com True Blood não foi diferente. Estranhei a série logo no início. Cheia de gente feia, estranha e suja. Sim, essa foi a minha primeira impressão mas, enquanto o visual me desgradadou, o roteiro me conquistou logo na primeira cena. E não precisei de muito tempo para me acostumar com os personagens e cenários e esquecer minha primeira impressão.
True Blood é uma série crua, rude, agressiva e incrivelmente atraente. Com sexo, sangue e violência apresentados com a mesma simplicidade de um passeio no parque.
Não consegui desgostar nem mesmo da Paquim que nunca me atraiu como atriz. Ela consegue ter seus momentos, mesmo porque, apesar de Sookie ser o personagem principal da série, todos os outros se sobressaem de alguma maneira.
Hoyt e Jessica com seu amor quase inocente, a maluca Arlene com seus cometários desgradáveis, Sam e sua face não tão boazinha se mostrando com mais clareza, Lafayette roubando cenas e ganhando fãs e claro, vampiros, lobisomens e criaturas sobrenaturais que enfeitam o universo da série tão adequadamente.
Nunca vi um seriado de vampiros com tantas aberrações juntas, talvez só em Buffy isso tenha acontecido e, mesmo assim, o foco de Joss, sempre foram os demônios e suas ramificações. True Blood traz para nós tudo o que se pode imaginar de estranho e sobrenatural, até mesmo as fadas que aliás, ainda não decidi se gostei ou não desta idéia de fadas no meio de vampiros. Em compensação adorei o Alcide. Só ele. Os outros lobisomens são idiotas demais para merecerem minha atenção, pelo menos por enquanto.
Com tanta coisa, parece até que os vampiros ficam em segundo plano em True Blood. Bom, em alguns casos eles ficam mesmo para trás dos outros personagens que se destacam na trama.
Mas eu adoro a Jessica, acho ela o máximo e torço por ela e Hoyt. Eric Northman é literalmente um deus viking e eu amo seu jeito displicente e dissimulado de lidar com humanos e vampiros. Gosto dos ataques de violência de Bill Compton, quando sua natureza de vampiro fala mais alto do que sua vontade de parecer humano. Apesar de tudo, Bill é o pior de todos eles pois não tem limites quando se trata de proteger Sookie e isso o torna ainda mais perigoso.
Os livros da Charlaine são diferentes, apesar do básico de suas histórias estar nas telas e eu , dificilmente gosto mais de uma adaptação de livro do que da obra original mas, ultimamente, os trabalhos dos produtores e roteiristas tem se mostrado dignos de aplausos. Aconteceu em Vampire Diaries e em True Blood, duas séries que conseguiram adaptar muito bem seus livros originais.
E não adianta, sou maluca por vampiros, bons, maus, que bilham no sol, cruéis, arrependidos, não importa, eles sempre estarão em meus sonhos.

Bill [to Sookie]: Yours is the most delicious blood I've ever tasted. That's all I know.


I wanna do bad things with you.
When you came in the air went out.
And every shadow filled up with doubt.
I don't know who you think you are,
But before the night is through,
I wanna do bad things with you.

I'm the kind to sit up in his room.
Heart sick an' eyes filled up with blue.
I don't know what you've done to me,
But I know this much is true:
I wanna do bad things with you.

When you came in the air went out.
And all those shadows there filled up with doubt.
I don't know who you think you are,
But before the night is through,
I wanna do bad things with you.

I wanna do real bad things with you.

Ow, ooh.

I don't know what you've done to me,
But I know this much is true:
I wanna do bad things with you.
I wanna do real bad things with you.

Um comentário:

Mica disse...

Oi Sil! Você alguma vez já leu os textos da Naomi sobre True Blood? Gosto muito da análise que ela faz dos episódios (um a um)
http://batatatransgenica.wordpress.com/