quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sobre desejos e tradições

Hoje é Dia de Reis.

Relembrando  um post que já fiz aqui há 3 anos atrás, vou contar a história da tradição deste dia :

Segundo a tradição cristã católica, os Reis Magos levaram presentes para Jesus.

Por este motivo, as crianças da América Latina, de Portugal, da Espanha, da Itália e possivelmente de outros países cujos costumes eu não conheço, ganham seus presentes no dia de hoje e não no dia do Natal como acontece no Brasil e na América do Norte.

E em alguns países como na Espanha e na Itália, é um feriado muito comemorado e muito esperado. Tem festas e desfiles e distribuição de doces.

Para nós brasileiros, é o dia de desmontar a árvore de Natal, guardar os enfeites e comer as famosas 3 sementes de romã que, segundo a tradição, se guardadas na carteira, atrairão dinheiro o ano todo.

E claro, como toda boa tradição, cada um tem a sua, normalmente do jeito que lhe foi ensinado pela vovó, pelas tias ou pela mãe.

Para a Romã, vale tanto comer as sementes e guardá-las embrulhadas na carteira como escrever os nomes dos reis magos em um papel e embrulhar as sementes nele e guardá-lo na carteira.
Em qualquer uma das opções, guarde as sementes na carteira, se o dinheiro vier, será muito bem-vindo.

Aqui em casa eu sigo o que aprendi com a minha vovó querida que já faleceu há muitos anos, que é comer as três sementes, embrulhá-las e guardá-las na carteira o ano todo.

Romã. Também conhecida como Granada ou Pomegranate


Mas hoje eu também fiz um bolo de reis.

A tradição também varia de família para família mas, basicamente, você come e faz 3 desejos para o ano que começa. Em algumas tradições, coloca-se uma medalhinha na massa do bolo e, quem encontrá-la, ficará responsável por fazer o bolo no ano seguinte.
Como aqui em casa quem faz bolo sou eu, podemos pular esta parte.

A receita leva frutas cristalizadas mas aqui em casa, além de mim, ninguém come frutas cristalizadas então, usei as formas pequenas e fiz duas versões do bolo para agradar a todos os paladares.

Bolo de Reis. Ao fundo, o bolo sem frutas. Adoraram!


O meu foi completo, com todas as frutas que tinha direito.

Cortei uma fatia e a comi, fazendo 3 desejos nos 3 primeiros pedaços.

A mirra é uma planta medicinal que também era utilizada para embalsamar os mortos.
No Evangelho de Mateus, ela simboliza o sofrimento pelo qual Jesus iria passar por nós.

Para meu desejo ela simboliza a saúde porque suas propriedades medicinais são inúmeras.

Então, simbolizando a Mirra, eu pedi para este ano, saúde mim e para todos aqueles que amo.

Mirra


O ouro simbolizava a realeza, o poder e, no Evangelho nos revela que Jesus é o Rei dos Reis, merecedor do poder e da glória eternos.

Para meu desejo, o ouro simboliza a prosperidade.

Então simbolizando o Ouro, eu pedi para 2016, muita prosperidade para todos que a necessitam.
Que o pão nunca falte para nenhum de nós. Que todos possam encontrar um lugar ao sol.

Ouro



O incenso é o símbolo da divindade de Jesus porque era usado nos ritos religiosos e os hebreus acreditavam que a fumaça levava mais alto suas orações e essas alcançavam Deus mais depressa.

Para o meu desejo, o Incenso simboliza a fé.

E eu pedi, através da simbologia do Incenso, que todos possam ser fortalecidos na fé e que possamos todos nos tornarmos pessoas melhores a cada dia.


Incenso




E novamente eu afirmo que sei que os pedidos para os Reis Magos devem ser pessoais mas, não tem jeito, não consigo desejar saúde, prosperidade e fé apenas para mim, acho muito egoísmo. Em um mundo onde o egoísmo se instiga cada vez mais na vida das pessoas, prefiro deixar meu coração livre deste sentimento.

Então, mais uma vez, meus desejos deste Dia de Reis, são para todos nós.
Para você que está lendo, para quem não leu até o fim e para quem nem se incomodou em ler, não importa, coisas boas, desejamos para todos porque todos merecem.

Que 2016 seja um ano abençoado para todos nós!!

Um comentário:

Gilsiane Donadel Lopes disse...

Lindo !!! Aprendi algumas coisas que não sabia com seu post, obrigada por compartilhar e por todo carinho dispensado a todos!!Um grande beijo e um lindo e próspero Ano para vc é toda família. Abraços Gil.