sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sobre Bolos e Canela

Eu sei fazer doces.

Não tente comer nada salgado feito pelas minhas mãos que não tenha saído do freezer direto para o microondas ou você vai se arrepender...muito.

Em compensação, coma sem medo qualquer coisa que eu faça que leve açucar em sua composição, desde o básico chazinho até o mais sofisticado soufflé. Eu consigo destrinchar e fazer qualquer receita doce que aparecer na minha frente. E se ela for simples, daquelas receitinhas caseiras básicas, ficam ainda mais gostosas.

Quem já provou um cupcake, um bolo ou um doce que eu fiz sabe que é verdade.

Eu adoro cozinhar e seria maravilhoso se eu conseguisse fazer salgados com a mesma facilidade que faço doces.

Para mim, o ato de preparar um bolo desperta sensações e lembranças deliciosas de minha infância, quando minha tia Nice fazia brigadeiros para nós na imensa cozinha da casa da minha avó no interior e quando minha Tia Maria preparava nescau batido com leite congelado no lanche da tarde durante as férias em Londrina.

Eu amo quando o final da receita pede para misturar os ingredientes à mão (não COM a mão), observando cada parte se misturar devagar, a massa fofa, pronta para ir para o forno. E seria maravilhoso ter um forno com uma porta totalmente transparente, onde eu pudesse ver a massa crescer e corar. E o cheiro delicioso se espalhando pela casa, deixa todo mundo na expectativa de provar mais uma delícia que sairá do forno.

E eu adoro canela. Muita canela. Muita mesmo. De todas as especiarias é aquela cujo sabor mais me  agrada. Praticamente todos os meus bolos e cupcakes levam canela. A mistura maçãs/bananas com canela é, em minha opinião, perfeita. O sabor, o aroma e o visual são perfeitos.

Ontem, testei uma receita que a Dricota me mandou. Era de bolo de maçã. Como eu tinha uma forma mais baixa, preparei uma pequena porção com bananas (e canela, claro) e usei a forma mais alta para o de maçãs (com canela, obviamente).

As meninas não foram deitar enquanto não provaram o bolo. O de banana eu mesma provei porque elas não comem nada com banana (não sabem o que estão perdendo). Quanto ao de maçã, acho que não chega até às 5 da tarde de hoje.

Bolo de Banana

Bolo de Maçã
 O resultado final é que, se o pessoal do coral tiver muita, mas muita sorte mesmo, vai sobrar um pedacinho para eles.

2 comentários:

A. Paulsen disse...

Sil, os bolos ficaram lindos! Eu particularmente não gosto muito de canela, mas adoro bolo de banana, como que as meninas não comem??? o.0' Quinta-feira fiz cupcakes, deveria ter tirado foto também, ficaram lindos. Coloquei estrelinhas coloridas por cima da cobertura. :)

ns_bruno disse...

Sempre que venho visitar o blog eu saio com uma fomeeee! Porque será?! Huhauhusauhsuauhsuhuahusuahsuhasu!! ^^