quarta-feira, 13 de julho de 2011

Enciclonérdia, o livro que todo nerd vai adorar ler

Foi uma grata surpresa.

Quando a Rosana Rios me avisou que eu receberia seu novo livro pelo correio, fiquei empolgada e ansiosa, afinal, conheço o trabalho da Shelob e suas histórias sempre foram excelentes.

Ao chegar meu pacote, abri empolgada e meus olhos se arregalaram de surpresa ao perceber que não tinha em mãos mais um dos livros de ficção da Rosana Rios e sim uma Enciclopédia, ou melhor uma EncicloNÉRDIA.

Um almanaque de cultura nerd que nenhum apaixonado por este universo pode deixar de ler.

Abri o livro no mesmo instante e devorei páginas e páginas dos verbetes nele contidos, rindo sozinha e até me emocionando ao ler sobre assuntos que eu jamais imaginei que Rosana e Luis Flávio pensariam em colocar em um livro.

Os verbetes do livro estão em ordem alfabética e cada um deles vem assinalado por um ícone que o identifica como sendo um brinquedo, um game, um cartoon, algo da área de ciência e tecnologia, fã clubes, nerds reais e ficcionais, seriados de TV e mais uma dezena de  definições que servem de auxílio ao leitor, caso ele não seja um nerd fanático (como eu).

Rosana e Luis não deixaram praticamente nenhum assunto sem ser abordado, desde Acelerador de Partículas até Zumbis, passando por Buracos Negros, Cosplays, Realidade Virtual e Mafalda.

Os ícones facilitam a leitura e o índice no final do livro ajuda bastante na pesquisa dos verbetes. As explicações de cada tópico são objetivas e fáceis de um leigo no assunto entender e, principalmente se interessar pelo que está lendo.

Para um nerd, o livro é uma verdadeira viagem pelo universo maravilhoso que só quem é fã e fanático conhece a fundo.

É também uma oportunidade para aqueles que ainda estão se introduzindo na cultura pop, conhecerem um pouco mais sobre assuntos novos e antigos, alguns dos quais originaram toda esta paixão.

Como leitora e nerd, adorei o livro do começo ao fim. Relembrei seriados, livros e eventos de muito tempo atrás e encontrei alguns poucos verbetes sobre os quais eu pouco sabia e que foram esclarecidos em poucas e excelentes palavras. O Nerdteste da página 233 revelou que sou uma nerd ajustada, sem problemas em assumir minha nerdice e confesso que foi muito divertido responder às perguntas.

Obviamente que a falta de espaço para discorrer sobre tantos assuntos não permitiu aos autores explanações muito detalhadas e alguns leitores sentirão falta de algum verbete que poderia estar no livro mas sempre existe a possibilidade de um Volume II, uma sugestão que eu adoraria que a Panda Books seguisse.

A Enciclonérdia é certamente um livro que todo nerd vai adorar ter em sua biblioteca.

ENCICLONÉRDIA - ALMANAQUE DE CULTURA NERD
AUTORES : ROSANA RIOS, LUIS FLÁVIO FERNANDES
PANDA BOOKS
248 PÁGINAS

2 comentários:

A. Paulsen disse...

Sil, muito legal este post. Da próxima vez que eu for na livraria vou procurar!

Lisa Sukys disse...

Olha só, que interessante! E é claro que deve dar margem a um volume II... quem sabe até para um volume III - afinal esse nosso universo nerd é riquíssimo! Excelente dica!