quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

30 dias de amor - Amigos


"Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber."

Fernando Pessoa


Falar de amor e não falar de amigos é impossível.

Viver sem amigos é como comer uma comida sem sal todos os dias. A vida fica sem gosto, sem graça.

Para algumas pessoas, os amigos são aqueles que convivem com elas o dia-a-dia, que as conhecem desde sempre e que são até mais íntimos do que os próprios parentes.

Para mim, amigo é todo aquele que conquistou meu coração, de um jeito ou de outro, em algum momento de minha vida. Com uma frase, um abraço, um gesto.

Tenho amigos que nunca encontrei pessoalmente e ainda assim tenho um imenso carinho por eles.

Tenho amigos que deixei de ver há tempos e  meu amor por eles continua o mesmo.

Tenho amigos cujas presenças, ainda que esporádicas, não posso mais viver sem.

E amigos que me deixaram de lado para ter outros amigos mas que ainda estão guardados do lado esquerdo do peito.

Certa vez, alguém me disse que meu coração tinha uma capacidade infinita de armazenagem, que não era possível alguém conseguir amar tantas pessoas, tantas coisas assim.

Pois é, eu nunca parei para contabilizar esse espaço que chamamos de coração, e também nunca acreditei que ele teria uma capacidade limitada para amar meus amigos.

Porque eu creio que amar não deve ter limites, não deve ter regras de comportamento ou de etiqueta.

E o mais importante de tudo : amar não pode ser condicional. Eu  não consigo amar apenas quem me ama também, não consigo amar apenas os perfeitos, os bonitos, os gentis, os educados. Ou eu amo completamente ou não consigo amar de verdade.

Não espero ser amada para amar, não espero receber amor na mesma medida que dou, mesmo porque, não sou discreta, nem comedida e, se meu amor em arroubos assusta alguns, por outro lado apaixona outros e, na média, eu sempre saio ganhando em carinho e amor.

Dizem que os amigos são a família que Deus nos permite escolher.

Fico feliz por Deus me permitir ter uma família tão numerosa, tão linda, tão apaixonante como são meus amigos

E eu acredito que cada um destes amigos, foi colocado em meu caminho por Deus.

Porque Deus é o único que conhece a medida do meu amor, é o único que sabe o verdadeiro tamanho do meu coração.



Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Milton Nascimento - Canção  da América



Nenhum comentário: