segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

30 dias de amor - Chá

Eu amo chá.

Quente, frio, gelado, morno, adoçado, sem açúcar forte fraco, preto, verde, branco, violeta... com exceção dos chás medicinais, aquelas misturas terríveis que no final são mais resultado do que medicamentos, eu bebo qualquer chá , de qualquer jeito que for colocado diante de mim.

E é um amor antigo, que nem mesmo consigo datar porque eu me recordo de gostar de chá desde sempre.

E algumas de minhas lembranças mais gostosas, estão associadas aos chás.

Como quando as meninas eram pequenas e passávamos alguns dias de julho em Serra Negra, em um hotel fazenda.

As noites frias eram passadas em um grande salão, repleto de sofás e poltronas confortáveis e algumas mesas e cadeiras aonde os adultos conversavam enquanto as crianças corriam enlouquecidas de um lado para o outro.

E, de repente, o aroma da erva cidreira chegava, aguçando os sentidos e levando todos a formar filas para pegar o chá oferecido como cortesia.

Ele vinha forte, muito forte pois era feito da erva colhida na hora, vinha muito quente e muito doce. E era recebido com muita animação por todos, ansiosos para espantar o frio da noite de julho e ajudar a embalar o sono que começava a chegar.

Outra lembrança deliciosa vem das manhãs de sábado, durante o ensaio do coral em casa. Ninguém começava a cantar antes de uma xícara quentinha, mesmo nos dias de calor. Os chás, arrumados com cuidado sobre a mesa, eram as boas vindas aos amigos queridos que alegravam minhas manhãs de sábado.

Os chás sempre me acompanharam. Em todos os lugares que visito, encontro um sabor diferente para trazer para casa.

E enquanto as pessoas colecionam selos e postais dos lugares turísticos, eu coleciono chás. Exóticos ou comuns, cada um deles que tenho em casa, tem uma história para contar.

Alguns foram presente das amigas que sabem deste amor incondicional, um presente que elas trazem sem medo de errar porque eu adoro todos os sabores.

Mas a maioria foi comprada por mim. Escolhidos com carinho, cada xícara de chá que eu bebo tem aquele ingrediente secreto que deixa tudo mais gostoso : amor.


Nenhum comentário: