segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um livro por dia - #10 - Coração


Coração - Edmundo de Amicis


Pense em um livro capaz de fazer você chorar de soluçar.

Foi assim que a leitura de Coração me deixou, chorando de soluçar em algumas passagens, chorando copiosamente em outras e chorando, simplesmente chorando muito no restante das páginas.

Para mim, é impossível começar a lê-lo e não chorar a cada trecho do diário de Henrique que conta seu dia-a-dia em uma escola de meninos.

Ele fala sobre jovens estudantes tão diferentes dos jovens de hoje, que o livro poderia entrar para a categoria ficção e fantasia em um instante.

Já não pego suas páginas para ler há algum tempo.

Mas lembro muito bem da emoção de ler esta história, das lágrimas que teimavam em cair com meras frases de carinho, com pequenos gestos de amor e respeito realizados por aquelas crianças nas páginas deste livro.

E sinto saudades de chorar por coisas bobas.

- Se houver alguém com quem você não se portou bem, vá procurá-lo e peça-lhe perdão. Há algum?
- Nenhum - , respondi.
- Então...Adeus! - disse meu pai. com voz comovida, olhando a escola pela última vez.
E mamãe repetiu :
- Adeus...
E eu...eu não conseguia dizer mais nada.




Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: