quarta-feira, 12 de junho de 2013

Um livro por dia - #12 - Operação Cavalo de Tróia


Operação Cavalo de Tróia - J.J.Benitez


Adorado por uns, criticado por outros, a verdade é que eu nunca me importei com o que outros leitores pensavam sobre a série Cavalo de Tróia do Benitez.

Somente anos depois, o livro ganhou o codinome Jerusalém, quando eu o li, ainda eram os volumes I, II, III e IV, apenas isso.

Eu li por pura curiosidade, já adulta, casada, estudante de teologia e com um conhecimento relativamente bom de antropologia bíblica, minha matéria preferida no curso livre.

E me apaixonei perdidamente por Jesus de Nazaré.

Pelo personagem de ficção que Benitez criou, é claro porque, apesar das declarações que ele faz, afirmando que a história é verídica (estava frente à frente com ele e ele nem piscou quando me disse isso), Operação Cavalo de Tróia é um livro de ficção, muito bem documentado e pesquisado.

E esse Jesus que Benitez criou, visto pelos olhos de Jasão, o viajante do tempo, era um gigante que realmente impressionou o suposto autor dos dossiês que revelam a operação montada para testemunhar os últimos dias de Jesus antes da crucificação.

É claro que as palavras de Jesus na Bíblia permitem muitas interpretações e eu recebi com respeito as idéias do autor como receberia as de qualquer teólogo com uma nova teoria. Mas não que eles tenham me convencido de algo ou mudado minha crença ou doutrina.

Mas quando criança, eu me imaginava viajando no tempo e andando por aquelas bandas áridas e estranhas e encontrando, no meio do caminho, um homem a quem todos chamavam de Mestre.

E ele me olharia nos olhos e sorriria para mim.

E isso bastaria.

Jasão realizou meu sonho de criança.


“Jesus sentou-se ao meu lado, com a respiração ainda agitada e a testa coberta de suor.

- Jasão, amigo, que acontece? Tu estás aqui para dar testemunho e não deves fraquejar...


- Então sabes quem eu...


Jesus sorriu e, passando seu longo braço sobre meus ombros, apontou para a porta do jardim, onde ainda montavam guarda seus discípulos.


- Muito tempo irá passar até que eles e as gerações vindouras compreendam quem sou e porque fui enviado por meu Pai... Tu, apesar de vires de onde vens, está mais próximo do que eles da verdade.




Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: