sábado, 15 de junho de 2013

Um livro por dia - #15 - Os Tambores Silenciosos


Os Tambores Silenciosos - Josué Guimarães


Maria do Carmo.

Minha professora de literatura no primeiro ano e  no segundo ano do colegial.

Essa professora tinha o maravilhoso hábito de transformar as entediantes leituras obrigatórias para o vestibular em gincanas divertidas e fazer cada aluno de sua classe ler Camões e Gonçalves Dias com uma avidez impressionante.

Foi graças ela que eu conheci Josué Guimarães e este livro que me impressionou imensamente.

Uma crítica social pesada escondida pelos personagens caricatos e exagerados que foi minuciosamente destrinchada durante as aulas, tornando a leitura deste livro ainda mais interessante.

Desde as primeiras páginas as irmãs Pillar se tornaram minhas personagens favoritas e Maria da Glória, a preferida dentre todas.

E mesmo nunca tendo relido este livro depois de meu tempo de escola, a cena dos tambores pela rua, no 7 de setembro, ainda me causa arrepios quando me lembro.

Mas o mais assustador deste livro é, na verdade, o quanto as críticas sociais e políticas de Josué Guimarães são atuais, mesmo depois de tanto tempo.


- Mas doutor, ela sempre foi cega!


Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: