domingo, 9 de junho de 2013

Um livro por dia - #9 - O Caso da Borboleta Atíria


O Caso da Borboleta Atíria - Lúcia Machado de Almeida




A Coleção Vagalume talvez tenha sido a mais interessante série de livros que já tive o prazer de ler.

Não foi necessário nenhum professor me obrigar a comprar seus livros ou fazer provas e trabalhos para que eu os procurasse nas livrarias sempre que tinha oportunidade.

E o primeiro livro desta coleção que eu li foi O Caso da Borboleta Atíria.

E fiquei apaixonada pela borboleta detetive Papílio - que eu adorava chamar de "borboleto" -  que desvenda, junto com Atíria, a morte de Helicônia e de Vanessa - eu achava o máximo uma borboleta se chamar Vanessa - duas borboletas envolvidas com o Príncipe Grilo.

Provavelmente, Papílio foi o primeiro detetive por quem me apaixonei. 

Algum tempo depois, ao conhecer Sherlock Holmes em Um Estudo em Vermelho, eu vi um pouco do meu amado "borboleto" na incrível mente do detetive inglês.

E o mistério da morte das borboletas, a genialidade de Papílio e Atíria e a crueldade terrível dos vilões da história me arrebataram de tal maneira que, em poucas horas, terminei a leitura do livro e minha empolgação pela Coleção Vagalume me levou a ler muitos outros títulos que, certamente fizeram uma enorme diferença em minha vida.


Num bosque cheio de passarinhos e flores, aparecera certa vez uma pequenina e silenciosa 
crisálida, colada ao tronco de uma árvore. 
Uma velha Jitiranabóia examinava-a admirada, pensando nas coisas extraordinárias que 
estavam acontecendo com ela. Pobrezinha! Ficava ali tão só e abandonada! Em toda parte as 
mães-borboletas gostavam de vigiar as crisálidas, esperando a hora em que se completasse o 
fenômeno maravilhoso da metamorfose e as filhinhas-borboletas saíssem dos invólucros



Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Um comentário:

Anônimo disse...

também li esse livro a um tempo atrás e gostei da história, apesar de achar que o autor tem livros melhores… fiz uma resenha também do livro, se quiser visitar, o endereço é http://livrosefilmeseusoufa.blogspot.com.br/2011/08/o-caso-da-borboleta-atiria-lucia.html