domingo, 16 de junho de 2013

Um livro por dia - #16 - Labirinto de Espelhos


Labirinto de Espelhos - Josué Montello


Mais um livro fantástico descoberto graças à minha professora de literatura do colégio.

A história deste livro foi de uma certa maneira, divertida para mim, mesmo que não fosse essa a intenção do autor.

Girando em torno dos parentes pobres esperando a morte da tia rica, eu li este livro, pensando no quão patéticos eles eram, por não conseguirem tocar suas vidas sem a esperança de um dia conseguir colocar as mãos no dinheiro da tia moribunda.

E essa personagem Tia Marta conseguiu me deixar em dúvida se gostava dela ou a odiava. Ela me lembrava muito uma cunhada de minha avó materna que viveu com ela durante alguns anos e que atormentava todo mundo, especialmente as crianças, com sua rabugice.

Tinha momentos em que eu até gostava do que Tia Marta dizia ou fazia aos sobrinhos mas, em outras situações, eu a odiava por sua maldade, que parecia ser deliberada e levada unicamente por um instinto vingativo.

E o mais interessante é que, durante a leitura deste livro, eu não consegui sentir simpatia ou pena por nenhum dos personagens.

E eu terminei essa leitura com a certeza de que cada personagem teve o que realmente merecia.


“Tia Marta ia cumprindo o que prometera: com o favor de Deus, continuava a levar os parentes ao cemitério, como se sua predestinação fosse realmente sobreviver à família, assistindo, impassível, ao sepultamento de cada um dos parentes” 

Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: