sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um livro por dia - #28 - Um Certo Capitão Rodrigo


Um Certo Capitão Rodrigo - Érico Veríssimo


Este foi o primeiro livro de Érico Veríssimo que eu li.

E, aos 13 anos apaixonei-me completamente pelo Capitão Rodrigo Cambará.

Toda a história me encantou, as cenas, o jeito de "contar causos"do autor, a história, o folclore e os costumes do Rio Grande do Sul, e claro, Rodrigo Cambará.

Eu li e reli o livro e depois li novamente quando descobri que era um excerto de uma obra muito maior que eu também estava lendo : O Tempo e o Vento - O Continente.

Foi quando descobri também Ana Terra e por ela, também me apaixonei.

E quando fomos, eu e meu irmão, junto com meu pai, fazer uma entrevista no Colégio Palmares, a diretora, Zilda, nos crivou de perguntas sobre aonde tínhamos estudado antes e estava nos explicando sobre o teste que faríamos para saber se poderíamos estudar em seu colégio quando, após uma pergunta sobre o que eu fiz nas férias, ela se mostrou curiosa quando minha resposta foi "eu li" e, após dizer a ela qual autor eu havia lido no último mês, a caneta se soltou de sua mão e ela parou de fazer anotações para se concentrar apenas em mim.

Olhou-me fixamente e repetiu a pergunta :

- Leu quem?

- Érico Veríssimo.

- E o que você leu dele neste mês?

- Um Certo Capitão Rodrigo, Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, Ana Terra ...

Eu nunca vou me esquecer dos olhos escuros brilhando de alegria e da empolgação com que ela começou a conversar comigo sobre os livros que ela também amava.

Nem eu nem meu irmão nunca soubemos como era o teste para ingressar no Palmares, minha paixão pela leitura e meu acervo de livros já lidos, especialmente Um Certo Capitão Rodrigo, foram mais do que suficientes para nos garantir as vagas na escola.

Nunca meu amor pelas páginas escritas foi tão bem aproveitado.



Apeou na frente da venda de Nicolau, amarrou o alazão no tronco dum cinamomo, entrou arrastando as esporas, batendo na coxa direita com o rebenque, e foi logo gritando, assim com ar de velho conhecido:
– Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!

Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: