domingo, 2 de junho de 2013

Um livro por dia - #2 - Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Lágrimas e lágrimas. E mais lágrimas.
Cada página virada provocava nova enxurrada de lágrimas.
E cada vez que releio um trecho deste livro, eu choro. Muito.
É algo impossível de segurar.
A emoção com que José Mauro de Vasconcelos descreve sua infância é algo impressionante.
Nenhum outro livro nuca me provocou uma reação tão forte de choro como este.
A história da vida de Zezé não é tão diferente de tantas histórias de crianças pobres e carentes. Talvez existam crianças muito mais sofredoras do que ele mas para mim, a intensidade com que esta criança viveu sempre foi impressionante. E, mesmo que o autor tenha romanceado algumas passagens, posso dizer que o fez com maestria porque cada página deste livro é um oceano de emoções.
Eu li este livro ainda criança e, nos anos setentas, assisti ao longa metragem, maravilhosamente bem produzido que obviamente me levou à lágrimas do começo ao fim, mas o impacto da leitura sempre foi mais forte.
E eu conservo ainda, com muito carinho, o livro de capa vermelha, gasto de tantas leituras mas que já não se abre mais.
Acho que meu coração se cansou de chorar.

Agarrei-me soluçando aos seus joelhos.
- Não adianta, Papai. Não adianta...
E olhando o seu rosto que também se encontrava cheio de lágrimas murmurei como um morto:
- Já cortaram, Papai, faz mais de uma semana que cortaram o meu pé de Laranja Lima.”

Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: