domingo, 30 de junho de 2013

Um livro por dia - #29 - A Máquina do Tempo


A Máquina do Tempo - H.G.Wells






Um livro de ficção lançado em 1895 e ainda assim, é muito atual, especialmente no que diz respeito às duas raças que o Viajante do Tempo encontra no futuro.

Foi um livro que li com interesse após assistir a um filme baseado nesta obra.

E confesso que, apesar do filme ser muito interessante - não o filme de 2002, muito diferente da obra de Wells e sim o filme de 1960 - o livro é ainda melhor pois passa para o leitor uma reflexão mais profunda com relação ao que se esperar da humanidade na questão evolução humana.

O Viajante do Tempo, foi um personagem que me agradou mas quem me conquistou de verdade neste livro foi Weena, inocente e pura, que presenteia o viajante com flores, as mesmas que ele usa para tentar convencer seus amigos de sua incrível viagem.

Weena para mim foi um símbolo - não sei se foi essa a intenção do autor - de que, apesar de tudo, a humanidade tem salvação.

E tenho comigo, para meu conforto, duas estranhas flores brancas - agora murchas, castanhas, espalmadas e estaladiças - testemunho de que, mesmo depois de a mente e a força se irem, a gratidão e uma ternura mútuas habitavam ainda no coração do homem.



Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: