domingo, 23 de junho de 2013

Um livro por dia - #23 - Vento Leste, Vento Oeste


Vento Leste, Vento Oeste - Pearl S. Buck


Um dos livros "roubados" da biblioteca de minha mãe que mais marcou minha infância de traça de livros.

É uma história linda e apaixonante que me deixou emocionada e me ensinou, muito antes de Obi-Wan Kenobi que a verdade sempre depende de nosso ponto de vista.

Faz tempo que estas páginas amareladas passaram pelas minhas mãos e muitos detalhes desta história linda já se perderam para mim.

Mas eu nunca vou me esquecer dos pequenos pés sendo desenfaixados e toda a dor que isso causou.

Não me esqueço da descoberta do amor entre Kwei-Lan e seu marido, tão bonita e tão bem descrita, em cenas quietas e suaves.

E dos estranhos costumes chineses, das senhoras obesas e mal-educadas , da aversão aos estrangeiros a tudo o que vinha de fora da China, da pretensão de que a China estava no centro do universo - daí a expressão "Império do Meio" que eles usavam - e, acima de tudo, me recordo bem da sensação de medo de Kwei-Lan ao ser jogada por seu marido, em um mundo aonde a mulher tem voz e vez.

Para mim, criança ainda, ler este livro foi uma viagem de descobertas que despertou ainda mais minha curiosidade sobre outras culturas que não a nossa e me deixou ainda mais consciente das injustiças que existiam no mundo.

E Pearl Buck tornou-se então, uma heroína aos meus olhos, quando Kwe-Lan, finalmente aceita sua cunhada estrangeira como uma irmã.

Foi quando o título deste livro lindo, passou a fazer sentido para mim.

Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.


2 comentários:

Mica disse...

Nunca tinha ouvido falar, mas me pareceu tão bonito...fiquei curiosa.

Nara disse...

Eu amo este livro... tenho uma edição compra da no sebo, bem velhinha... pena que não o publicam mais...