quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um livro por dia - #27 - Harry Potter e a Pedra Filosofal


Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K.Howling




Um bom livro para suas crianças, foi o que me disseram quando me recomendaram este livro como leitura para as minhas filhas, na época com 11 ou 12 anos.

Eu tinha o costume de ler, escutar ou assistir tudo o que elas liam, escutavam ou assistiam quando crianças, um cuidado que acabou me apresentando alguns ótimos animes, mangás, músicas e livros.

Com Harry Potter e a Pedra Filosofal foi amor à primeira vista. Eu não tinha ideia do projeto da autora de escrever sete livros, um para cada ano de Harry na escola e o livro me encantou desde o início, tanto que o terminei em apenas um dia e logo o entreguei às minhas filhas, que se revezaram na leitura.

Foi a partir deste livro, que a Bruna passou a ler compulsivamente, não apenas as aventuras de Harry Potter - a cada livro lançado, passávamos as três, vários dias brigando pela posse dele por algumas horas - mas pela leitura em geral, o que me deixou imensamente feliz. Para uma traça de livros como eu, ter uma filha que lia apenas por obrigação os livros da escola era muito doloroso e eu não já não sabia mais como conquistá-la, como fazê-la entender o quanto a leitura por prazer podia ser boa. Harry Potter conseguiu isso.

Algumas pessoas dizem que a autora simplesmente adaptou  lendas e folclore de vários povos e misturou tudo em seu próprio universo e é claro, ao menos para mim, que ela fez isso mesmo.

Mas, em minha opinião, a história foi muito bem elaborada e, apesar dos últimos livros darem a impressão de que o lado comercial superou as boas intenções literárias, eu ainda acho as aventuras de Harry Potter e seu mundo mágico, encantadoras. Crianças descobrindo o mundo e, no caso de Harry, descobrindo um mundo mágico do qual ele faz parte, descobrindo que existem neste mundo, coisas piores e mais perigosas do que seu primo Duda e seus tios com seu desprezo e pouco caso.

Para mim, ler sobre todos os acontecimentos sob o ponte de vista de uma criança de 11 anos foi uma experiência muito boa e me fez querer ler mais, acompanhar cada ano, o crescimento deste menino extraordinário que conseguia salvar o mundo do mal sem nem mesmo saber como fazer isso.

Conhecer aos poucos cada personagem e, gostar ou odiar cada um deles junto com Harry foi talvez a parte mais interessante desta leitura.

Mas, a maior mágica que Harry Potter fez em minha vida, eu nunca vou esquecer foi fazer minha filha passar a amar a leitura e começar a ler livros por conta própria e por prazer.

E isso para mim foi um presente cujo valor é inestimável.


Ele não podia saber que nesse mesmo instante, havia pessoas se reunindo em segredo em todo o país que erguiam os copos e diziam com vozes abafadas.
- À Harry Potter, o menino que sobreviveu.



Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Um comentário:

Marie disse...

Silvia, amei sua proposta, e entendi exatamente o que vc quer dizer com ela. Sou tb uma leitora compulsiva, daquelas que entra na livraria e sonha em ter um cartão de crédito sem limites (e sem ter que pagar... rsrs), ou então morar em uma biblioteca. Sõ hoje vi seu post, mas vou le-los todos. Um beijo amiga, e continue a escrever sim. Os corações entendem!
Mari